Consumista assumida, compro de tudo e sempre aos montes, pra que só um esmalte?!! ...

terça-feira, janeiro 11, 2011


Resposta ao Sumiço!



0
Ola Meninas, desculpe o desaparecimento. O Motivo não foi tão nobre assim, mas com certeza muitas de vocês acharão o motivo justo!
É gente....TPM das brabas, aí não teve jeito....
Quando não estava de mau humor, estava com dor nas costas, se não era isso era dor nas pernas ou cólicas.... As vezes tudo juntooooo! Sem brincadeira acho que foi uma das piores que já tive. Haaa sem esquecer do inchaço constante.....


Por isso não tinha muita paciência para ficar no computador fazendo posts longos (como esse! rsrsrs).
Pois bem isso já é passado.... Mas decidi fazer um post com recomendações para que a TPM seja "administrada" da melhor forma e para que não sofremos mais de tantas coisas AO MESMO TEMPO!


ALIMENTAÇÃO
Conseguir um alívio para esses sintomas pode ser mais fácil do que se imagina pois quase todos os sintomas da TPM têm alguma relação com nutrientes da nossa alimentação, que podem estar sendo consumidos em excesso ou escassez,  por isso muitas vezes desejamos e enjoamos de certos alimentos. Bastam alguns ajustes para que os benefícios apareçam, priorizando a ingestão de alguns e evitando a de outros. 


Nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro comuns nesse período são causados pelas baixas de cálcio e vitamina B6 no organismo, geralmente dez dias antes da menstruação. Ao invés de gastar fortunas com medicamentos, o melhor mesmo é optar por alimentos simples e de fácil acesso. O cálcio é comum no leite, iogurte, queijo, sorvete, devendo-se preferir as versões desnatadas e menos gordurosas. Salmão, vegetais verdes folhosos e tofu também são ricos nesses nutrientes. 

Já carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja são fontes naturais de vitamina B6. Não só no chocolate, o magnésio pode ser encontrado em vegetais verdes, abacaxi, manga e milho. Além desses, os alimentos ricos em fibras, como as frutas, legumes e verduras em geral, podem auxiliar na eliminação das fezes e do estrogênio (hormônio responsável pelo aparecimento da TPM) junto com elas

Bateu uma vontade irresistível de comer chocolate? Não estranhe. O causador disso é a ausência de magnésio nas células. Além de atrapalhar o equilíbrio, a queda dessa substância também prejudica a absorção de cálcio. Como o cacau é relativamente rico nesse nutriente, o organismo pede o doce, numa tentativa de reverter o quadro. Mas atenção: chocolate não é indicado como remédio e deve ser consumido moderadamente porque, por ser muito gorduroso, pode provocar acne. 

Outros nutrientes indicados são os ácidos graxos essenciais (linoleicos, gamalinoleico e araquidônico) encontrados no óleo de prímula e o ginkgo biloba, cujo extrato é utilizado como suplemento para reduzir inchaços. A ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos (como melancia, melão, alcachofra, entre outros) também é altamente recomendável para diminuir sensação de peso e edemas. 

O ideal é consumir estes alimentos o mês todo, mas se não for possível, iniciar o consumo por volta de 15 a 10 dias antes da menstruação

INCHAÇO
Dão a sensação de que a gente foi dormir magra e acordou gorda. Mas não se espante: no período pré-menstrual existem mulheres que engordam até 3 kg! 
A culpa é da maldita retenção de líquidos, causada por alterações no sistema circulatório. É por causa disso, também, que as mamas doem e ficam sensíveis dias antes da menstruação.
Para aliviar esses sintomas Além de beber muita água, para desinchar é importante diminuir a ingestão de sódio, que não é encontrado só no sal, mas em alimentos que muita gente nem imagina. "É o caso da carne vermelha, com 67 mg do nutriente a cada 100 g contra 2 mg encontrados na mesma porção de soja. Outra vantagem de apostar nesse grão é que ele é rico em magnésio, um mineral que contribui para amenizar o inchaço e a sensibilidade nos seios. Outras fontes desse nutriente são nozes, leguminosas, cereais integrais e hortaliças de folhas verde-escuras, como brócolis e espinafre, e a granola da linha Soyos Woman Care"


IRRITAÇÃO
É tanta alteração hormonal durante a TPM que não há bom humor que resista. Também é normal ficar mais triste, ansiosa e sem paciência nessa fase. A explicação para isso é a redução dos níveis de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.Para aliviar: É preciso ingerir alimentos ricos em triptofano, um aminoácido fundamental na produção de serotonina, além de carboidratos, que potencializam a captação dessa substância pelo sistema nervoso. Mas calma lá: não vale cair de boca nos bolos, massas e doces, que engordam demais e, depois, deixam qualquer uma de nós deprimida. A recomendação da profissional é investir na soja. "Ela é rica em carboidratos complexos, que não alteram o peso, e em triptofano", diz. Outra opção é o chocolate, que ajuda a elevar as taxas de serotonina, mas tem a desvantagem de mexer com a balança. 


INTESTINO PREGUIÇOSO

A mulher é naturalmente mais propensa a ter o intestino preguiçoso. Na tensão pré-menstrual esse problema fica acentuado e, somado à retenção de líquidos, bastante comum nessa fase, o resultado é um só: barriguinha!Para corrigir esse incômodo, a ingestão de fibras é fundamental, a soja é rica nesse nutriente, especialmente o do tipo insolúvel, que contribui para a regularização do trânsito intestinal.

ENXAQUECA
Para muita gente a dor de cabeça é o primeiro sinal de que a TPM está chegando. Tanto a redução nos níveis de serotonina quanto a retenção hídrica podem ser culpadas pelo incômodo.É importante comer mais alimentos ricos em vitamina B6, como cereais integrais, especialmente o trigo, hortaliças e nozes. 

Cólicas
Uma dica legal é fazer abdominais ou pilates. Que por fortalecerem a região abdominal, diminui o incômodo!


Espero que eu tenha ajudadoooo!
Qualquer dúvida, é só perguntar....
Beijinhos

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...